Quem Somos
O Lev Histórico Cultural é formado pelos psicólogos Aline Melo e Artur Oliveira!
Nós nos conhecemos em 2009, quando entramos na graduação em Psicologia na Universidade Estadual do Ceará!
Fizemos todo o curso juntos… Dividimos conquistas, angústias, fomos parte dos mesmos grupos de trabalho algumas vezes e fizemos duplas em alguns estágios também!
A gente tem um senso de humor parecido e fizemos o estilo “palhaços” da turma. Até já escutamos algumas vezes que parecemos irmãos!
Além do bom humor, outra coisa que sempre nos uniu foi a busca por fazer uma psicologia crítica e responsável socialmente! Nos estágios clínicos, nós dois escolhemos atender pela teoria histórico-cultural – e seguimos completamente encantados por ela!
Em 2020, voltamos a trabalhar juntos quando começou o projeto NPHC – que em 2024 se dividiu, e nós dois seguimos como Lev Histórico Cultural.
O nome que escolhemos para esse novo momento também reflete muito de nós! Lev é o primeiro nome de um dos autores principais da PHC: Lev Semionovitch Vigotski
Ele é uma grande inspiração para construirmos uma psicologia marxista e comprometida científica e socialmente!
Lev também nos traz a ideia de leveza – característica que é muito presente em nós dois!
Por fim, Lev nos incentiva com a ideia de “levar” a psicologia histórico-cultural por onde vamos e buscar a discussão coletiva dessa ciência tão potente!
Eu gosto de dizer que sou uma "nerd" que fala simples! Adoro estudar e aprender, e amo ainda mais tentar tornar o conhecimento mais “fácil” para outras pessoas aprenderem também!
Como boa cearence, sou bem humorada e tenho o “riso frouxo”!
Em 2024, junto com algumas crises de esgotamento, recebi o diagnóstico de autismo! E muuuita coisa passou a fazer mais sentido – principalmente eu ser do tipo que ADORA gente, mas não tem muita bateria social.
Também sou uma pessoa extremamente responsável e com senso de justiça apurado. Isso significa ser um pouco perfeccionista às vezes e acabar me dedicando muito ao trabalho (até sem perceber). Mas estamos aí fazendo terapia há uns bons anos para ajudar nisso! Rs
Se você me encontrar por aí, provavelmente vai me ver gargalhando! Meu sorriso largo e risada alta são marcas registradas!
E eu gosto de levar a vida assim, com leveza!
Às vezes, isso pode fazer parecer que não tenho motivo pra estresse. Mas, na verdade, a semana é intensa e estou tentando equilibrar mil pratinhos entre ser crossfiteiro (mas não raiz), pai do Bento, professor universitário, psicólogo clínico, supervisor e trabalhar aqui no Lev!
Eu adoooro uma conversa (de preferência regada a café, MUITO café)!
Inclusive, se você me ver parecendo estar “no mundo na lua”, não acredite! Eu provavelmente estou tentando ouvir a conversa da mesa ao lado rs
Também sou super responsável no meu trabalho e não sei o que amo mais: atender na clínica ou ser professor! Estar com pessoas, em diferentes espaços, é sempre maravilhoso.
O que queremos oferecer?
Leveza
Colaboração
Ética
Criticidade