Faça psicoterapia com uma psicóloga(o) histórico-cultural!
Você tem enfrentado desafios na sua saúde mental e está buscando suporte para passar por isso?
O Lev Histórico-Cultural atua na formação e supervisão de profissionais de psicologia nessa abordagem e criou o Rede LevHC de Psicoterapia.
O objetivo dela é fazer a ponte entre psicoterapeutas formados e acompanhados por nós e pacientes que buscam fazer psicoterapia com uma abordagem crítica e contextualizada.
Muitas vezes, as abordagens tradicionais da psicologia veem os desafios humanos como algo individual e pontual — descolado de toda a história de vida e da cultura em que vivemos.
Por outro lado, nós da psicologia histórico-cultural partimos dos estudos de Vigotski e do materialismo histórico-dialético para entender como o que você vive tem relações profundas com as relações sociais e o tempo histórico em que estamos.
A base histórico-cultural permite que a psicóloga desenvolva uma visão de saúde mental de forma crítica, responsável e contextualizada!
Além disso, sabemos que o desenvolvimento se dá em relação. Logo, a psicoterapia de base histórico-cultural é baseada no diálogo presente e em intervenções práticas, buscando ajudar você a avaliar suas possibilidades e limites e desenvolver processos de vida mais saudáveis.
A psicoterapia pode te ajudar a:
Muitas vezes, vivemos desafios tão complicados na nossa vida que não conseguimos entender com clareza o que nos acontece. Essas dificuldades podem ser no trabalho, nas relações afetivas, na relação com você mesma e em vários outros campos. Com a psicoterapia, é possível contar com a ajuda profissional para avaliar esses desafios e buscar formas de superá-los.
Nossas emoções são indispensáveis na nossa vida e não existe razão ou cognição sem elas. Mas, por conta de inúmeros desafios, muitas vezes nos sentimos incapazes de lidar bem com nossas emoções. Elas podem parecer tomar conta de você e te controlar, fazendo você se sentir assustada. Na psicoterapia é possível entender por que isso acontece e buscar uma integração maior entre razão e emoção para que você siga de forma mais saudável.
Viver no capitalismo faz com que a gente se distancie e se aliene de nós mesmos e da nossa vida. Você já se sentiu ligada no “piloto automático” ou sem saber o que está acontecendo na sua vida? A psicoterapia histórico-cultural pode ajudar a entender os processos de alienação e construir formas mais ativas de viver. Podemos não conseguir nos livrar totalmente das amarras desse tempo histórico, mas é possível avaliar melhor o que vivemos e ter mais consciência do que podemos fazer.
Talvez você esteja sofrendo com sintomas próprios do modo de vida ao qual somos submetidos hoje: ansiedade, tristeza, perda de sentido, isolamento etc. Você também pode ter sido diagnosticada com determinado transtorno psíquico e não sabe o que fazer para ter saúde. A psicoterapia é indicada para aliviar sintomas desconfortáveis e superar desafios do adoecimento.
Nem sempre temos um desconforto específico nos impedindo de ter saúde. Às vezes, as pessoas procuram terapia por quererem se desenvolver em aspectos em que se sentem inseguras. Por exemplo, ter mais autoestima, se relacionar melhor com as pessoas, conquistar mais regulação emocional, crescer profissionalmente etc. Sem dúvida, a terapia pode ajudar nisso!
Nós precisamos lidar no dia a dia com diversos contextos que nos causam sofrimento. Por exemplo, machismo, racismo, homofobia, assédio moral, violência sexual e tantos outros. Ser acompanhada por uma profissional ética e crítica é fundamental para ter sua dor acolhida e entender mais profundamente o que ela pode estar causando na sua vida – além de tentar construir estratégias de superação ou enfrentamento
Quem é a(o) psicóloga(o)
Se você nunca fez terapia, talvez tenha dúvidas sobre quem são os profissionais dessa área, certo?
Psicólogas(os) são aqueles que se formam no curso de Psicologia. O curso dura em média 5 anos e são abordados diversos conteúdos sobre saúde e desenvolvimento das pessoas. Além da graduação, profissionais da área costumam realizar cursos de aperfeiçoamento para atuar na clínica.
No caso de profissionais da rede LevHC, elas(es) estudam a teoria histórico-cultural para atender pacientes com uma visão social, crítica e interventiva.
A psicóloga(o) é uma profissional que vai acolher você, garantir o sigilo do que você fala para ela e te ajudar a se sentir melhor.
Como funciona a terapia na Rede LevHC?
A psicoterapia funciona com atendimentos semanais que duram 50 minutos. A(o) profissional vai combinar com você um dia e horário fixo para se encontrarem.
Nos encontros, você pode falar sobre o que quiser e trazer os desafios que está enfrentando e por que está procurando ajuda.
A psicóloga(o) vai usar os conhecimentos e técnicas que ela aprendeu para entender sua situação e construir possibilidades junto com você. Isso é personalizado e depende da história e das demandas de cada pessoa que busca terapia.
Quer ter a experiência de fazer terapia?
Preencha nosso questionário e se inscreva como paciente da Rede LevHC.
Nós encaminharemos seu contato para uma(o) psicoterapeuta histórico-cultural e em breve alguém vai entrar em contato com você para marcar sua primeira sessão!
Perguntas Frequentes
Nós do LevHC vamos acessar as informações que você respondeu e encaminhar seu contato para um dos profissionais da rede. A pessoa vai entrar em contato com você pelo whatsapp para combinarem detalhes da terapia.
A rede é composta por profissionais que fazem nossa especialização em clínica. Caso você queira fazer terapia especificamente com um dos membros do LevHC, pode colocar essa observação no formulário ou buscar a gente diretamente no instagram.
Não é possível saber com certeza quanto tempo será necessário, mas você e o psicoterapeuta podem avaliar frequentemente como está o tratamento e conversar sobre a alta.